O-Arm, um equipamento que coloca a Casa de Saúde Santa Filomena na vanguarda da tecnologia
A Casa de Saúde Santa Filomena investiu recentemente num novo equipamento robotizado para ambiente cirúrgico, o O-Arm, um sistema de neuronavegação, que faz uma reconstrução tridimensional da zona a intervencionar, gerando imagens 3D versáteis e de alta qualidade e permitindo que a equipa médica deixe de estar dependente de imagens em 2D, obtidas através de raio-x.
O O-Arm, da Medtronic, vem, deste modo, otimizar o fluxo de trabalho no bloco operatório e orientar a tomada de decisão cirúrgica, garantindo uma maior rapidez na obtenção das imagens e, consequentemente, na realização dos procedimentos cirúrgicos. Os ganhos também se verificam ao nível da precisão, já que uma visão 3D, permite uma perspetiva em todos os eixos, assegurando que todos os implantes e materiais fiquem colocados na posição e lugar certos, o que se manifesta em mais segurança para o paciente. Para além de tudo isto, com o O-Arm são reduzidos os tempos de exposição à radiação, quer para doentes como para profissionais.
Especialmente indicado para a cirurgia instrumentada da coluna, o O-Arm também pode ser utilizado em cirurgias cerebrais.