consultas de risco cardiovascular Leiria

16 de Jan de 2024

Consultas de risco cardiovascular no Hospital São Francisco, em Leiria

No Hospital São Francisco, em Leiria, já é possível fazer a marcação de consultas de risco cardiovascular. Estas consultas surgiram da necessidade de dar acompanhamento a doentes com um historial nesta área, numa ótica de monitorização clínica e vigilância dos fatores de risco, dado o perigo de repetição e a necessidade de medicação preventiva para o resto da vida. Neste sentido, o Hospital São Francisco criou uma abordagem multidisciplinar a esta patologia, juntando consultas de Cardiologia e Medicina Interna para seguimento de doentes em situações de AVC e Enfarte.
Nas Consultas de risco cardiovascular, cuja periodicidade varia caso a caso, é feito o controlo da situação clínica dos doentes, sendo realizados alguns exames, incluindo exames cardíacos e análises clínicas.

novo serviço de ecocardiogramas

16 de Jan de 2024

Já é possível realizar Ecocardiogramas na Clínica Santa Filomena de Cantanhede

À semelhança dos exames de Ecografias e Raio-X, já é possível realizar Ecocardiogramas com credencial do Serviço Nacional de Saúde, na Clínica Santa Filomena, em Cantanhede, permitindo, desta forma, prestar um serviço de Cardiologia mais completo aos utentes.

Os exames de cardiologia são um meio complementar de diagnóstico de patologias cardíacas, onde é possível visualizar toda a estrutura do coração e a forma como se contrai e bombeia o sangue e, também, avaliar as condições das válvulas cardíacas e vasos sanguíneos, e a sua prescrição é feita sempre que exista suspeita de alguma alteração cardíaca ou anomalia no funcionamento do coração.
Agora, além de Coimbra, Leiria, Alcobaça, Lousã e Pombal, estes exames também podem ser marcados na Clínica Santa Filomena, em Cantanhede.

Portugal Padel Tour sanfil medicina

15 de Jan de 2024

SANFIL MEDICINA é patrocinadora principal do Portugal Padel Tour

A SANFIL MEDICINA associou-se mais uma vez ao desporto, sendo a patrocinadora oficial do “Portugal Padel Tour 2024”, um apoio que surge integrado no plano de atividades das comemorações do 70.º aniversário da SANFIL. 
Este evento, 100% social, promete ser inesquecível e criar laços fortes entre clubes e atletas que são unidos pela paixão do Padel, levando este desporto aos 4 cantos de Portugal, já que conta com a participação de vários clubes nacionais.
Ao longo do torneio, cada um dos clubes aderentes receberá uma etapa, e as datas e locais já estão definidos.
A primeira etapa decorre já nos próximos dias 19, 20 e 21 de janeiro, no VC Padel, em Cernache, e o Portugal Padel Tour 2024 passará pela cidade de Coimbra nos meses de setembro, outubro e dezembro. 

Fiquem atentos, porque ao longo do torneio a SANFIL MEDICINA promete boas notícias para os colaboradores amantes do padel ;)

concerto 5ª punkada em Leiria

15 de Jan de 2024

5ª Punkada celebram 30 anos com concerto em Leiria, apoiado pela SANFIL MEDICINA

A SANFIL MEDICINA apoiou mais um concerto de celebração dos 30 anos dos 5ª Punkada, banda composta por utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.
O espetáculo teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 13 de janeiro, e o apoio da SANFIL MEDICINA surgiu integrado no plano de atividades do seu 70.º aniversário, na vertente SANFIL MEDICINA HUMANITÁRIA, que tem como objetivo promover atividades para melhorar o conforto e bem-estar dos que mais necessitam.
Neste, que foi o primeiro concerto da 6.ª edição do festival "Clap Your Hands", estiveram presentes cerca de 200 pessoas, que quiseram assistir a um espetáculo ímpar, uma celebração cheia de Punk, amor e muita entrega à música.
Durante hora e meia de espetáculo, houve ainda lugar para convidados especiais, bem conhecidos não só dos 5ª Punkada, mas do público em geral, entre eles a Surma, Victor Torpedo e Rui Gaspar. A noite ficou ainda marcada pela apresentação do documentário “Stage 4 Everyone”, que retrata momentos únicos da última digressão da banda por salas de espetáculo inclusivas e acessíveis na Europa.

Recorde-se que o ano de 2023 ficou para a história dos 5ª Punkada, depois de, em maio, terem sido convidados pela banda Coldplay para subir ao palco no seu último concerto em Portugal, no Estádio Cidade de Coimbra. Ainda em 2023, os 5ª Punkada foram distinguidos com o Prémio Acesso Cultura.
O apoio da SANFIL MEDICINA aos 5ª Punkada tem como principal objetivo levar o nome da banda ainda mais longe e oferecer condições para que possam concretizar o seu sonho, numa prova clara de que a criação artística, e em especial a música, podem ser lugares mais acessíveis a todos.

reforço equipa médica SANFIL

12 de Jan de 2024

Reforço da equipa médica SANFIL MEDICINA no último trimestre de 2023

No último trimestre de 2023, a SANFIL MEDICINA reforçou a equipa médica das diferentes unidades, com vista a melhorar a qualidade do serviço.

Dr.ª Ana Barros
Especialidade: Medicina Geral e Familiar
Unidade: Hospital São Francisco, Leiria
Serviços: Consultas
Acordos: Todos

Dr. Anton Vasin
Especialidade: Medicina Interna
Unidade: Hospital São Francisco, Leiria
Serviços: Consulta Programada e Atendimento Permanente
Acordos: Todos

Dr. Armando Rocha
Especialidade: Neurocirurgia
Unidade: Casa de Saúde Santa Filomena, Coimbra
Serviços: Consultas
Acordos: Todos

Dr.ª Cândida Infante
Especialidade: Anestesiologia BO
Unidade: Hospital São Francisco, Leiria
Serviços: Anestesiologia BO
Acordos: Particulares

Dr.ª Francisca Morgado
Especialidade: Dermato-venereologia
Unidade: Hospital São Francisco, Leiria
Serviços: Cirurgia
Acordos: Todos

Dr.ª Inês Vieira
Especialidade: Endocrinologia e Nutrição
Unidade: Hospital São Francisco, Leiria e Clínica Santa Filomena, Olivais
Serviços: Consulta Programada
Acordos: Todos

Dr. José Carvalhinho
Especialidade: Psiquiatria
Unidade: Hospital São Francisco, Leiria
Serviços: Consultas
Acordos: Particulares

Dr.ª Maria Carmo Matos
Especialidade: Medicina Geral e Familiar
Unidade: Casa de Saúde Santa Filomena, Coimbra
Serviços: Consultas
Acordos: Todos

Dr.ª Maria Miguel Canelas
Especialidade: Dermato-venereologia
Unidade: Casa de Saúde Santa Filomena, Coimbra
Serviços: Consultas
Acordos: Particulares

Dr.ª Raquel Pimentel
Especialidade: Gastroenterologia
Unidade: Clínica Santa Filomena, Olivais
Serviços: MCDT’S
Acordos: Todos

Dr. Ricardo Borges
Especialidade: Urologia
Unidade: Hospital São Francisco, Leiria
Serviços: Consultas e Cirurgia
Acordos: Todos

Dr.ª Sofia Brito
Especialidade: Anestesiologia
Unidade: Hospital São Francisco, Leiria e Clínica São Francisco, Alcobaça e Pombal
Serviços: Anestesiologia
Acordos: Todos

 

SANFIL MEDICINA apoio médico "Coimbra a Pedalar"

08 de Jan de 2024

A SANFIL MEDICINA foi o apoio médico oficial na 1.ª Maratona “Coimbra a Pedalar”

A SANFIL MEDICINA prestou o apoio médico oficial na 1.ª Maratona “Coimbra a Pedalar”, um evento solidário que teve lugar no Mercado Municipal D. Pedro V, no passado dia 6 de janeiro.

O evento, que juntou 160 entusiastas do “Indoor Cylcing”, teve como objetivo promover um estilo de vida saudável e a prática de exercício físico.
Numa vertente solidária da iniciativa, parte das receitas do evento foram entregues à Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, destacando-se, também, uma recolha de bens posteriormente entregues à associação, permitindo ajudar, desta forma os que mais necessitam.

A SANFIL MEDICINA tem todo o gosto em participar em eventos na sua cidade berço, Coimbra, em especial quando isso significa associar-se ao desporto e a um estilo de vida saudável.

recolha de bens Hospital São Francisco

08 de Jan de 2024

Hospital São Francisco promove recolha de bens para ajudar o Projeto Esperança Solidária

Este ano, à semelhança do que aconteceu no ano passado, o Hospital São Francisco, em Leiria, voltou a dinamizar uma recolha interna de bens durante o período do Natal, unindo-se, uma vez mais, ao Projeto Esperança Solidária de Leiria.
Este projeto independente, criado por Ana Brás Figueiredo, tem como único propósito ajudar as famílias carenciadas de Leiria, através da distribuição mensal de cabazes com bens alimentares e de 1.ª necessidade por algumas famílias de Leiria que necessitam desse apoio.

Durante o mês de dezembro, os colaboradores do Hospital São Francisco doaram vários bens, cuja entrega foi feita a 22 de dezembro, pela Dra. Diana Neves, Diretora da Unidade, na sede do Projeto Esperança Solidária.
Entre enlatados, bolachas, pastas de dentes e fraldas, todos os bens fizeram a diferença para quem os recebeu.

concerto 5ª punkada leiria

04 de Jan de 2024

SANFIL MEDICINA apoia concerto dos 5ª Punkada, em Leiria

Os 5ª Punkada, banda composta por utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, celebraram, em 2023, o seu 30.º aniversário, e as comemorações incluem um concerto especial no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, já no próximo dia 13 de janeiro de 2024, pelas 21h30. Este concerto surge no seguimento de um primeiro, realizado no dia 18 de dezembro de 2023, no Convento São Francisco, em Coimbra. 
Sendo Coimbra a cidade berço, não só dos 5ª Punkada, mas também da SANFIL MEDICINA, que ali viu nascer a sua primeira unidade hospitalar, a vontade de apoiar os dois concertos comemorativos surgiu naturalmente. Este apoio está integrado nas comemorações do 70.º aniversário da SANFIL MEDICINA e faz parte da vertente SANFIL MEDICINA HUMANITÁRIA, na qual se inserem ações que visam melhorar o conforto e bem-estar dos que mais necessitam. 
  
O concerto do próximo dia 13 de janeiro de 2024 está inserido na 6.ª edição do festival “Clap Your Hands”, que acontece anualmente em Leiria, e vai ficar marcado pela presença de convidados especiais, como Surma, Victor Torpedo e Rui Gaspar, assim como pela apresentação do documentário “Stage 4 Everyone”, realizado durante a última digressão da banda na Europa, em salas de espetáculo inclusivas e acessíveis.

Recorde-se que o ano de 2023 ficou para a história dos 5ª Punkada, depois de, em maio, terem sido convidados pela banda Coldplay para subir ao palco no seu último concerto em Portugal, no Estádio Cidade de Coimbra. Ainda em 2023, os 5ª Punkada foram distinguidos com o Prémio Acesso Cultura.

natal sanfil medicina

20 de Dez de 2023

Votos de Festas Felizes

É Natal, a época do ano que mais enaltece a paz, a união e a partilha, e é com este espírito que, diariamente, abraçamos o compromisso de cuidar daqueles que confiam em nós.

Em 2024, desejamos que a união e a amizade continuem a fazer parte do dia-a-dia de todos os que têm a tarefa de oferecer aos nossos utentes os melhores e mais humanos serviços de saúde, na esperança de que este espírito se perpetue, não só no Natal, mas durante o ano inteiro.

Votos de Boas Festas, e que 2024 seja um ano próspero, repleto de alegria e muita saúde.

exposição 70 anos sanfil medicina edifício chiado coimbra

20 de Dez de 2023

SANFIL MEDICINA celebra os seus 70 anos com exposição em Coimbra

Até ao dia 7 de janeiro de 2024, a Exposição "Pela Saúde. Pela Comunidade. A cuidar desde 1953.” estará em exibição no Museu da Cidade de Coimbra, no Edifício Chiado. 
Integrada nas comemorações do 70.º aniversário da SANFIL MEDICINA, esta exposição é uma viagem de 7 décadas, com início em 1953, ano em que a Casa de Saúde Santa Filomena abriu portas. Pelo caminho, o visitante poderá conhecer inovações na área da medicina e cuidados de saúde, passando por temas como a imagem médica e medicina nuclear, contraceção e transplantes. 
Como a SANFIL MEDICINA deve a sua longevidade às pessoas, nesta exposição há um espaço reservado a alguns rostos que fazem parte da história: rostos de utentes, rostos de colaboradores e rostos de médicos. 
Esta exposição é muito mais do que uma mostra de datas e efemérides, é também uma experiência interativa, que permite ver, ouvir, tocar e jogar.  
Em exibição desde o dia 18 de novembro, esta exposição tem feito sucesso entre os mais velhos, que gostam de relembrar as evoluções a que assistiram ao longo da vida, e também entre os mais novos, que satisfazem a sua curiosidade através dos jogos didáticos. 

concerto 30 anos 5ª punkada, convento são francisco coimbra, sanfil medicina

19 de Dez de 2023

5ª Punkada celebraram 30 anos com concerto em Coimbra, apoiado pela SANFIL MEDICINA

A banda de pop/rock 5ª Punkada, composta por utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, assinalou o seu 30.º aniversário com um concerto memorável e repleto de surpresas. Este concerto contou com o apoio da SANFIL MEDICINA, integrado no plano de atividades do seu 70.º aniversário, fazendo parte da vertente SANFIL MEDICINA HUMANITÁRIA, na qual se inserem ações que visam melhorar o conforto e bem-estar dos que mais necessitam.  
O concerto decorreu no passado dia 18 de dezembro, no Convento São Francisco, em Coimbra, naquela que é a sala de espetáculos mais emblemática da cidade, acolhendo mais de 300 espectadores que quiseram assistir, ao vivo, a esta celebração única, protagonizada por uma mão cheia de artistas, que dão tudo em palco, demonstrando uma total entrega à sua maior paixão: a música.
O espetáculo ficou marcado pela presença de convidados muito especiais, como a Surma, o Victor Torpedo e o Rui Gaspar, e ainda pela apresentação do documentário “Stage 4 Everyone”. Este documentário retrata momentos únicos da última digressão da banda, que percorreu a Europa em salas de espetáculo inclusivas e acessíveis, envolvendo-se com outros músicos, promotores e especialistas em acessibilidade.
Este foi um concerto especial, não só por assinalar as três décadas de existência da banda, mas também por encerrar um ano que ficou para a história destes artistas. Em maio de 2023, os 5ª Punkada foram os convidados especiais dos Coldplay, no último concerto da sua passagem por Portugal, no Estádio Cidade de Coimbra. Ainda em 2023, a banda foi distinguida com o Prémio Acesso Cultura. 

O apoio da SANFIL MEDICINA aos 5ª Punkada tem como principal objetivo levar o nome da banda ainda mais longe e oferecer condições para que possam concretizar o seu sonho, numa prova clara de que a criação artística, e em especial a música, podem ser lugares mais acessíveis a todos.

portas abertas sanfil medicina

19 de Dez de 2023

CSSF e HSF recebem alunos do ensino superior no evento “Portas Abertas”

As portas da Casa de Saúde Santa Filomena (CSSF) e do Hospital São Francisco (HSF) abriram-se à comunidade estudantil, entre os dias 4 e 7 de dezembro, no âmbito do evento “Portas Abertas”, inserido nas comemorações dos 70 anos da SANFIL MEDICINA.
Esta ação tem como objetivo aproximar as unidades de saúde à comunidade estudantil, deixando expressa a sua constante disponibilidade para receber todos aqueles cujo futuro será na área da saúde, permitindo que estes alunos tenham um primeiro contacto com o ambiente clínico e hospitalar. 
Em ambas as unidades, CSSF e HSF, a visita realizou-se em torno de três grandes áreas, Bloco Operatório, Internamento e Radiologia, possibilitando o contacto direto dos alunos com o trabalho realizado pelos profissionais de saúde e dando a conhecer mais profundamente o funcionamento de cada área. 
Entre as práticas observadas, destacam-se algumas técnicas de enfermagem ou a preparação de utentes para a cirurgia de Prótese de Anca. 
No final das visitas, as expectativas dos alunos foram superadas, especialmente devido à oportunidade para assistirem, ao vivo, a procedimentos médicos que dificilmente terão acesso nesta altura do seu percurso académico, como testemunhou uma aluna do IPLeiria: “Achei muito interessante, porque achei que nós não íamos poder presenciar nem ver nenhuma situação no bloco operatório e tivemos essa oportunidade”.
O sucesso desta iniciativa revelou-se enriquecedor para ambas as partes envolvidas e deixa as portas abertas para que se continue a repetir, numa ótica de sinergia entre entidade educativa/formadora e entidade empregadora.

scrollTop