A cuidar desde 1953

É este o mote que inscreve no tempo as milhares de jornadas sonhadas e vividas por pessoas e por equipas, unidas pela mesma missão: cuidar e prestar serviços de saúde.


Pela saúde, pela comunidade.

A representação do passado, do presente e do futuro.
Uma realidade, uma promessa e um caminho que liga e ilumina o desejo de uma celebração marcante e de mãos dadas com a sociedade. 

70 anos

A Casa de Saúde de Santa Filomena, génese do Grupo GLOBAL HEALTH COMPANY S.A., assinala neste ano de 2023 os seus 70 anos de existência, e a SANFIL MEDICINA, empresa que representa todas as unidades médicas e hospitalares do Grupo, assume as comemorações.

Foi em 1953 que começou esta história, no número 8 da Avenida Emídio Navarro, em Coimbra, com a abertura da Casa de Saúde Santa Filomena. Desde então, seguiram-se diversas outras unidades clínicas e hospitalares que, além de Coimbra, se desenvolveram na região centro, entre Leiria, Alcobaça, Cantanhede, Lousã e Pombal sendo, atualmente, nove as unidades clínicas e hospitalares SANFIL MEDICINA.

Esta data é, naturalmente, marcante para muitos, sejam acionistas, administradores, médicos, enfermeiros, prestadores de serviços, fornecedores ou todos os que, em conjunto, foram e continuam a ser parceiros nesta longa viagem. É assumido o orgulho no percurso destes 70 anos que permitiu reforçar a relação entre todos e, principalmente, com os que estão no centro da sua missão: os Utentes.

Atividades 70 Anos

Durante 2023 vamos comemorar com a comunidade.

Apoiámos os concertos de celebração de 30 anos da banda 5ª Punkada, composta por utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. O primeiro aconteceu em Coimbra, no Convento São Francisco, a 18 de dezembro, e o segundo teve lugar em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva , a 13 de janeiro.

 

Entre 18 de novembro e 7 de janeiro recuámos no tempo, numa exposição no Edifício Chiado, em Coimbra, que deu a conhecer sete décadas de inovações na área da saúde, com atividades interativas e jogos didáticos, que tornaram a visita mais envolvente e imersiva.

Saber mais

Estamos a oferecer bilhetes de MOBILIS a todos os utentes que escolham este meio de transporte para regressar a casa, após uma deslocação ao Hospital São Francisco, em Leiria, para uma consulta ou exame. 

Saber mais

 

Abrimos as portas das nossas unidades, não só aos utentes mas à comunidade em geral e, particularmente, à comunidade estudantil, oferecendo visitas, workshops, formações ou rastreios gratuitos, bem como a possibilidade de usufruir de serviços específicos, mediante disponibilidade e marcação prévia.

O Prémio de Ilustração SANFIL MEDICINA 2023, destinado a autores individuais, teve como objetivo fomentar a criatividade, através de ilustrações subordinadas ao tema Saúde.
Bruno Miguel Oliveira Cabrita foi o artista distinguido com o primeiro prémio, um cheque no valor de 1000€. Os dois prémios de honra, no valor de 500€, foram entregues a Carlos Manuel Barradas Teixeira e Mariana de Jesus Martins Peixoto. Todos os participantes receberam um voucher de saúde, válido para uma consulta de avaliação geral, na Casa de Saúde Santa Filomena, em Coimbra, ou no Hospital São Francisco, em Leiria.

Vamos apoiar financeiramente Corporações de Bombeiros das localidades onde estamos implantados.

Esta iniciativa já teve início, com a aquisição de uma ambulância para os Bombeiros de Coimbra.

Apoiámos ativamente eventos desportivos a decorrer nas localidades onde estamos implantados.

  • Leiria Run - 6 de maio
    Este evento contou com mais de 4200 participantes. A SANFIL MEDICINA esteve representada com uma tenda de apoio médico, junto à meta, e ofereceu, também, toalhas a todos os atletas.
  • OCR (Leiria) - 9 de julho
  • Runset Alcobaça - 15 de julho
  • Corrida de Monte Real (Monte Real, Leiria) - 16 de julho

Estivemos presentes em Festas e Feiras nas localidades onde estamos implantados.

  • Festas de Coimbra - 30 de junho a 8 de julho.
  • Leiria Kids - 8 e 9 de julho
  • Festas do Bodo (Pombal) - 27 de julho
  • Expofacic (Cantanhede) - 27 de julho a 6 de agosto
  • Feira de São Bernardo (Alcobaça) - 19 a 22 de agosto

Parceiros que nos apoiam nas comemorações dos nossos 70 anos.

A 3 Arquitectos Gabinete Projecto, Lda.
Abílio Freire, Lda.
Bonecare Produtos Médico Cirúrgicos, Lda.
Centroquímica - Soc. Produtos Químicos Centro, Lda.
Dias & Dinis - Soluções para Imagiologia, Lda.
GE HealthCare
Items And Titles, Lda.
Medicineone, Life Sciences Computing, S.A.
Penprint - Gestão de Imagem, Lda.
Seixas & Simões, Lda.
Sobreira Lar Móveis, Lda.
Sotecno Gaio, S.A.
Talinamed Unipessoal, Lda.
Vossa, Lda.

Mensagem do Prof. Doutor Alfredo Fânzeres da Mota

“Caros Amigas e Amigos,

Uma das faculdades essenciais do ser humano é a memória. Quem não tem memória não tem história. Para se perceber a sua importância, ouça-se Winston Churchill, um dos maiores políticos da História contemporânea que nos dizia: “Sem um conhecimento da história ninguém compreenderá os problemas do nosso tempo”.

O 70.º aniversário da Casa de Saúde Santa Filomena, que comemoraremos durante este ano de 2023, traz-nos à memória muitos sucessos e realizações, permanecendo imutáveis os princípios e os objectivos iniciais: tratar doentes e ajudar as pessoas a terem uma vida mais feliz.

Na verdade, os fundadores desta instituição fizeram-no imbuídos do espírito de Albert Schweitzer, médico e um dos maiores cristãos e humanitários do seu tempo (Nobel da Paz 1952), que postulou: “Não há religião maior do que o serviço humanitário, porque trabalhar para o bem comum é o maior credo”. Este lema dos fundadores continua bem presente nos seus continuadores e em todos os nossos profissionais que o põem em prática cada dia que passa.

E a propósito, permitam-me que lhes conte uma pequena história. Joseph Murray foi o médico que realizou o 1.º transplante renal com sucesso, em 1954 em Boston. Por esse extraordinário feito recebeu o P. Nobel da Medicina, em 1991. Em 2004, no 50.º aniversário desse 1.º Transplante perguntaram-lhe: “Graças ao seu pioneirismo há 50 anos já se fizeram mais de 1 milhão de transplantes em todo o mundo. Teve consciência quando fez o primeiro que estava a fazer história e que a transplantação poderia alcançar este sucesso?” Murray respondeu: “Não. Em 1954 quando fiz o 1.º Transplante não estava a pensar na história nem no sucesso. Naquela altura só pensei em tratar o doente e salvar-lhe a vida!”. Tem sido esse o espírito da SANFIL MEDICINA ao longo da sua história, tratar doentes e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Actualmente, colocam-se novos desafios a quem se dedica à promoção da saúde. O envelhecimento está na ordem do dia e por isso o Grupo GLOBAL HEALTH COMPANY não pode deixar de estar atento a este fenómeno que vai agudizar-se, porque como alguém dizia “envelhecer não é agradável, mas é a única forma de viver mais alguns anos”. Gostaríamos muito de ajudar os nossos idosos a envelhecer como Monet que pintou os seus nenúfares aos 86 anos, como o arquitecto Frank Lloyd Wright que desenhava o Guggenheim quando morreu aos 92 anos, como Goethe que acabou de escrever o Fausto aos 81 anos ou como Arthur Rubinstein, um dos mais virtuosos pianistas do séc. XX, que aos 90 anos continuava a encher as salas com as suas interpretações de Chopin e Brahms.

A saúde é de facto o bem mais precioso que temos. Preservá-la, e no caso de doença, reconquistá-la, tem sido o objectivo desta grande instituição que é a SANFIL MEDICINA. A nossa actividade assistencial, para ser eficaz e garantir o bem-estar de quem nos procura, exige que organizemos centenas de profissionais, que além da competência e dedicação saibam manter a sua face humana e não ignorem a individualidade única de cada pessoa que sofre, pois embora se inventem cada vez mais modos de tratar, não se descobriu ainda a forma de aliviar o sofrimento sem empatia ou compaixão.

É por isso que dizemos com muito orgulho que na SANFIL MEDICINA se cumpre cada dia o princípio de que: “São as pessoas que fazem as instituições e lhes dão nível, e não as instituições que fazem as pessoas”. A evolução que o Grupo teve ao longo dos anos, suportou-se em decisões, que os Homens e Mulheres que a cada momento o dirigiam, tomaram, pensando no todo e não em si próprios. Só assim foi possível ultrapassar algumas contrariedades e vencer alguns maus momentos. Chegámos onde estamos hoje, orgulhosos do caminho percorrido.

O futuro do grupo GLOBAL HEALTH COMPANY, graças aos novos parceiros que o integram, será, com certeza, mais auspicioso e com renovada ambição. É neste quadro que reafirmamos que Coimbra, Leiria e a região centro vão poder continuar a contar connosco e com o nosso empenhamento numa medicina cada vez mais moderna e exigente, em prol dos doentes e dos que mais precisam.

Obrigado.”


Prof. Doutor Alfredo Fânzeres da Mota
Filho de fundador da Casa de Saúde Santa Filomena e Membro do Conselho Superior do Grupo GLOBAL HEALTH COMPANY

scrollTop