Missão Verão
O verão e o calor trazem uma conjuntura de fatores que merecem atenção redobrada pois têm efeitos nocivos para a nossa saúde. Além das alterações meteorológicas, é nessa altura do ano que passamos mais tempo fora de casa, fora da nossa habitual rotina, e é quando surgem mais preocupações ligadas à nossa imagem.
Para preparar a estação que se avizinha, sugerimos um conjunto de cuidados que devemos ter com o nosso corpo, ligados a diferentes especialidades médicas.
Nutrição
Os alimentos que ingerimos desempenham um papel crucial na prevenção e tratamento de diversas doenças. No verão, com o calor, podem surgir complicações como intoxicações alimentares, desidratação ou indigestões, que podem ser evitadas com a ingestão de alimentos mais adequados. Além disso, os dias mais longos e muitas vezes passados na praia, podem levar a que se adote uma alimentação desequilibrada, que pode desencadear doenças. Evite situações desconfortáveis e visitas desnecessárias ao médico, e aconselhe-se com os nossos nutricionistas.
Consulta do Viajante
É no verão que programamos mais viagens, e é extremamente importante ter noção daquilo que implica a deslocação até outro país, especialmente se o nosso destino fica na África, Ásia, América do Sul ou América Central. Afinal, são países com ambientes bem diferentes daqueles a que o nosso organismo está habituado e, em caso de contacto direto com determinados insetos ou alimentos, podemos contrair doenças graves.
Se está a pensar viajar para algum dos países mencionados em cima, deve marcar uma Consulta do Viajante com 1 a 2 meses de antecedência, para efetuar uma avaliação dos riscos em cada situação e obter recomendações de cuidados a ter antes, durante e após a viagem.
Dermatologia
No verão, além da exposição solar, que é um evidente perigo para a saúde da nossa pele, estamos ainda em contacto regular com águas e locais públicos, onde existem condições para a proliferação de fungos e bactérias.
A especialidade de dermatologia trata os problemas relacionados com a pele, unhas e cabelo, sendo os mais comuns as micoses, queimaduras e irritações causadas pelo sol ou foliculites.
Estética
Com a aproximação do verão, surgem também preocupações acrescidas com a imagem e aspeto físico, devido à maior exposição que temos perante os outros.
A Medicina Estética existe para isso mesmo, para melhorar a aparência física e o bem-estar psíquico do paciente, atuando em doenças dermatológicas, sinais de fotoenvelhecimento, problemas capilares, no rejuvenescimento ginecológico e ainda em situações do dia a dia, como a hiperidrose.
Lembre-se que se pretende melhorar o seu aspeto, deve fazê-lo com a ajuda de um profissional.