Hospital São Francisco tem novo equipamento de laser de urologia

05 de Jun de 2023
laser urologia hospital são francisco leiria

O Hospital São Francisco recebeu recentemente um novo equipamento de laser de Urologia, especialmente direcionado para a realização de cirurgias da litíase urinária (uréter, rim e bexiga).
Em Urologia, são vários os procedimentos que utilizam o laser como fonte de energia, o que se deve, essencialmente, ao seu caráter dinâmico e à sua grande versatilidade. Além da cirurgia da litíase urinária, este equipamento é também utilizado na próstata (vaporização e ablação prostática em casos de dificuldade urinária), em alguns tumores urinários e no tratamento de estenoses (estreitamento) do uréter e uretra.
Segundo o Dr. Silvio Bollini, urologista do Hospital São Francisco, no que respeita à litíase urinária, o tratamento com laser permite fragmentar e vaporizar os cálculos (redução dos cálculos em pequenos fragmentos e areias) facilitando, deste modo, a eliminação dos fragmentos pela urina. A fragmentação da litíase urinária é, assim, efetuada sem incisões, uma vez que os procedimentos são realizados através da uretra (endourologia). Além disso, recorrendo a esta tecnologia, é possível realizar procedimentos sem incisões, o risco de complicações é muito menor em comparação com as técnicas clássicas, a taxa de sucesso é muito maior (“stone free”), uma vez que o cálculo é completamente vaporizado e o internamento é mais curto ou ambulatório, com um retorno mais rápido às atividades diárias.

scrollTop