Hospital São Francisco inaugura uma nova Unidade de Ambulatório no Edifício Nascente

16 de Dez de 2022
inauguração unidade de ambulatório hospital são francisco

A SANFIL MEDICINA reforçou o seu posicionamento na região centro, com a abertura de uma nova Unidade de Ambulatório no Hospital São Francisco, em Leiria.
Em pleno funcionamento a partir do dia 19 de dezembro de 2022, esta unidade, localizada no Edifício Nascente, é uma resposta clara às necessidades da população da Região de Leiria, garantindo, agora, as melhores e mais diferenciadas ofertas de saúde, com reforços ao nível de serviços, equipamentos e pessoal especializado.

Com mais de 20 gabinetes e capacidade para receber mais de 400 utentes por dia, esta Unidade de Ambulatório do Hospital São Francisco disponibiliza Atendimento Médico Permanente nos 7 dias da semana, para dar resposta a situações de saúde inesperadas, através de consultas de Clínica Geral não programadas, com possibilidade de realização de análises e outros exames complementares de diagnóstico no momento, permitindo diagnósticos rápidos e fidedignos e uma resposta mais célere e eficaz, para um melhor encaminhamento e ou tratamento de especialidade.
Além disso, contará, também, com consultas autónomas de enfermagem, consultas de diversas especialidades Médicas e Cirúrgicas, como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Dermatologia, entre outras, um serviço de Sinistralidade que vai permitir reduzir tempos de baixa e de tratamento, uma Clínica da Mulher, com respostas direcionadas para as necessidades da mulher em qualquer fase de vida, uma área de Urologia, vocacionada para rastreios, tratamentos e acompanhamento de qualquer situação clínica da especialidade e um Hospital de Dia, que dará resposta a situações que requerem um ambiente exclusivo, dedicado e reservado, em espaços de tratamento autonomizados.

A cerimónia de inauguração decorreu no dia 15 de dezembro, pelas 16h00, e contou com a presença de diversos representantes do Grupo Global Health Company, proprietária da Sanfil Medicina, com realce para os seus acionistas Dr.ª Ana Tereso, Prof. Alfredo Mota e Dr. Joaquim Mira e outros corpos sociais, bem como clientes institucionais, entidades oficiais, públicas e privadas, com destaque ao poder local através do Dr. Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria.

A nova Unidade de Ambulatório do Hospital São Francisco surge como reforço do posicionamento da SANFIL MEDICINA na Região Centro e, em particular, no concelho de Leiria e concelhos limítrofes que beneficiam, agora, de uma oferta melhorada em cuidados médicos complementares. Segundo o CEO da SANFIL MEDICINA, Dr. Pedro Marcelino, este novo espaço vai permitir colocar ao dispor de técnicos, enfermeiros e clínicos, novos meios e tecnologia, ampliando de forma significativa a capacidade de resposta do Hospital São Francisco e cobrindo todas as necessidades dos utentes.

Dr. Pedro Gonçalves, CEO do Grupo Global Health Company, enfatizou o facto desta inauguração se inserir num projeto maior, reconhecido como Grupo Global Health Company  (GHC), a operar em 3 grandes áreas de intervenção na saúde: a rede de Hospitais e Clínicas SANFIL MEDICINA, as Unidades de Diálise NEFROVIDA e os Centros de Imagem Médica e Medicina Nuclear DIATON.

O Grupo GHC tem acumulado experiência e aplicado os seus investimentos, no sentido de contribuir para um crescimento saudável da economia e para a boa prestação de serviços na área da saúde, ajudando a dar resposta às solicitações da comunidade. Depois de um 2022 marcado por novos investimentos e pela conclusão de vários outros, 2023 afigura-se um ano de consolidação de projetos, de acordo com uma estratégia que tem o 70.º aniversário da SANFIL MEDICINA como ponto de partida.

A Presidente do Conselho de Administração do Grupo Global Health Company, Dr.ª Ana Tereso, anunciou as linhas gerais do projeto para o biénio 2023-2025. Mantendo o enfoque no crescimento e diferenciação, o Grupo GHC dará corpo às relações de confiança que tem vindo a construir com o seu posicionamento, e anunciou que, a partir de 28 de dezembro, a NEFROVIDA vai passar a assumir a gestão da diálise da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, e que está igualmente em curso uma parceria estratégica com o Sector Social para a criação de uma rede de diálises de âmbito nacional. A par disso, estão também em curso a melhoria das acessibilidades e ampliação do Hospital São Francisco, em Leiria, a conclusão do projeto para a construção do novo Hospital Santa Filomena, em Coimbra, e a renovação da sede e centro de imagiologia DIATON. 2023 vai ficar marcado pelo programa “Coimbra, Cidade Mundial da Saúde”, uma iniciativa que pretende transformar a Região Centro num palco de discussão das últimas inovações da saúde. Com o seu centro nevrálgico na cidade de Coimbra, sede do Grupo GHC, e eventos paralelos a decorrer nas cidades onde o Grupo está implementado, como Leiria, o projeto contará com a participação de individualidades de reconhecido mérito nacional e internacional e será, com toda a certeza, uma referência para os profissionais da área.

Com certeza, pela importância da iniciativa, marcou presença na inauguração o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Francisco Veiga. O acionista Prof. Alfredo Mota encerrou as intervenções internas evocando os princípios fundacionais do Grupo neste seu 70.º aniversário e agraciou o Diretor Clínico do Hospital São Francisco, Prof. Adriano Rodrigues, pelo mérito do seu ciclo, agora terminado, enquanto professor na Faculdade de Medicina de Coimbra.

A encerrar a sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Dr. Gonçalo Lopes, foi convidado a descerrar a placa de inauguração, e referiu, na sua mensagem, que “o investimento nesta área específica, em Leiria, é um motivo de enorme satisfação e esperança no futuro, não só pela qualidade da oferta mas porque esta ala vai dar novas respostas na região”. Frisou, ainda, o notável espírito empreendedor do Grupo e a sua  visão de responsabilidade social, manifestada através de uma constante disponibilidade para apoiar nas causas sociais, destacando o pronto contributo em momentos críticos como a pandemia e, mais recentemente, no apoio médico aos refugiados ucranianos.

scrollTop