Especialização de enfermeiras do HSF valoriza serviço de enfermagem

20 de Jan de 2023
Cheila Santos e Cátia Rosa hospital São Francisco

A constante aposta no desenvolvimento profissional do pessoal clínico do Hospital São Francisco, em Leiria, tem aumentado a diferenciação e qualidade dos serviços desta unidade hospitalar, em Leiria.
Ao nível da enfermagem, destacamos Cheila Santos e Cátia Rosa cujos trabalhos de investigação realizados internamente serviram de base para a sua formação académica mais recente, e permitiram tirar conclusões e adotar práticas mais adequadas à realidade e necessidades dos nossos dias, com um impacto muito positivo para o atendimento dos utentes.

Cheila Santos, de 31 anos, é enfermeira, desde 2013, tendo iniciado funções no Serviço de Atendimento Permanente do Hospital São Francisco, em Leiria, há praticamente 9 anos.
Em 2018, aceitou o desafio de Coordenar o Serviço de Internamento do HSF, onde exerce funções até ao momento.
É Pós-Graduada em “Prevenção e Tratamento de Feridas”, desde 2017, e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desde 2022.
Desenvolveu o trabalho de investigação “Adesão dos profissionais a medidas de prevenção e controlo de infecção, no Serviço de Internamento do HSF.
Ao longo destes anos, tem feito parte de uma associação de desenvolvimento comunitário, em Leiria, que apoia a população de risco e carência económica da cidade.

Cátia Rosa, de 33 anos, é enfermeira desde 2011 e integrou a equipa de Enfermagem do Hospital São Francisco, em Leiria, em 2013. Após 6 anos e meio no serviço de Internamento, é, desde agosto de 2019, responsável pela equipa de enfermagem no serviço de Atendimento Permanente e Sinistralidade deste hospital.
É Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desde 2022, tendo desenvolvido no Serviço de Sinistralidade do HSF durante este percurso o estudo de investigação "Implementação da teleconsulta de enfermagem em sinistrados com ferida traumática: estudo comparativo".
Colabora, ainda, na docência e orientação de alunos em ensino clínico, desde o ano letivo de 2012/2013, na Escola Superior de Saúde de Leiria.

scrollTop