Dia Internacional do Enfermeiro

11 de Mai de 2024
dia internacional do enfermeiro sanfil medicina

No dia 12 de maio celebra-se o Dia Mundial do Enfermeiro, instituído pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, e que remete para a data de aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Este é um dia de celebração, mas também de reflexão sobre a importância dos enfermeiros na proteção e promoção da saúde, na gestão da doença e na recuperação e reabilitação dos doentes.
Os enfermeiros são profissionais que respondem à elevada exigência da profissão e da prestação de cuidados de saúde atuais com a combinação de competências técnicas, científicas e humanas. São um dos principais pilares da prestação de cuidados de saúde em todas as instituições e comunidades.
Responsáveis por uma grande variedade de tarefas, como a realização de avaliações individuais, triagens, avaliação de sinais vitais ou a administração de medicamentos, os enfermeiros focam-se em oferecer cuidados individualizados às pessoas, além de colaborarem com outros profissionais de saúde, desde médicos a fisioterapeutas e assistentes sociais, garantindo uma abordagem interprofissional. 
Como características fundamentais no desempenho de qualquer função de enfermagem, destaca-se a vertente humana e a empatia, que fazem toda a diferença na prestação de cuidados! Os enfermeiros são os profissionais de saúde que dedicam mais tempo junto às pessoas, estando presentes nos diversos momentos da vida do ser humano, garantindo conforto e suporte emocional. 

Obrigado a todos os enfermeiros pela entrega, dedicação e competência. Que o seu valor seja reconhecido por todos.


Florence Nightingale
Florence Nightingale foi uma enfermeira que seguiu a sua vocação, mesmo contra a vontade dos pais, numa altura em que a enfermagem não se constituía como atividade profissional.
Experiente e dedicada, ficou conhecida quando, em 1854, contribuiu para a melhoria das práticas de higiene e controlo de infeção no hospital onde exercia, na Guerra da Crimeia, cujas condições eram degradantes e insalubres.
Incansável, nunca deixou de ajudar todos os que dela precisavam, mesmo à noite, fazendo-se acompanhar por uma lamparina, ficando, por isso, conhecida como “A Senhora da Lamparina”.

Conheça um pouco melhor a história de Florence Nightingale aqui.

scrollTop