Asma: o que é, sintomas e tratamento

06 de Mai de 2024
o que é a asma, sintomas e tratamento

A Asma Brônquica é definida, pela Global Initiative for Asthma (GYNA), como uma doença heterogénea, isto é, que tem múltiplas formas de apresentação, caracterizada pela inflamação crónica das vias aéreas e definida pela presença de sintomas respiratórios, tais como pieira (som reproduzido pela passagem de ar na via aérea obstruída), dispneia (falta de ar), opressão torácica e tosse .

CAUSAS
Existem vários fatores ambientais que podem desencadear um ataque de asma, como por exemplo:
- Alergénios - ácaros domésticos, pelo de animais, baratas, pólenes;
- Exercício físico;
- Emoções fortes;
- Fumo de tabaco;
- Genética - ter um membro da família, pais ou irmão com asma;
- Infeções respiratórias;
- Irritantes ocupacionais;
- Irritantes químicos e medicamentos (aspirina e beta-bloqueadores).
- Poluição ambiental.

SINTOMAS
Alguns dos sinais e sintomas comuns, incluem:
- Falta de ar;
- Sensação de opressão, aperto ou dor no peito;
- Tosse;
- Pieira (chiadeira ao respirar);
- Ataques de tosse e respiração ofegante que agravam com infeções víricas ou outra doença respiratória;
- Dificuldade em dormir à noite devido à falta de ar, tosse ou respiração ofegante.
Nem todas as pessoas com asma apresentam os mesmos sintomas, e sintomas diferentes podem ocorrer em épocas diferentes do ano e em momentos distintos ao longo da vida. Podem ocorrer eventos agudos, caracterizados pelo aumento destes sintomas respiratórios num curto espaço temporal, chamados de agudizações.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de asma é feito, essencialmente, através do histórico clínico do doente e exame físico, que são complementados com a realização de exames auxiliares de diagnóstico tais como:
- Exames da Função Pulmonar – Espirometria
- Testes de Alergia – Prick-Test
- Exames de Radiologia – Rx Tórax
- Análises Laboratoriais

EXISTE CURA PARA A ASMA?
Não existe, atualmente, forma de reverter as alterações das vias aéreas, ou seja, não existe cura para a asma. Assim sendo, o tratamento para a asma tem como objetivo reduzir os sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir agudizações, de forma a melhorar a qualidade de vida do doente. Para que isso se concretize, em muitos doentes a terapêutica deve ser administrada diariamente. 
Embora não haja cura para a asma, esta doença pode ser tratada e controlada, permitindo que a maioria das pessoas leve uma vida produtiva e ativa.

TRATAMENTO
O esquema terapêutico é elaborado em função de cada utente, sendo que o tratamento mais utilizado são os inaladores, com a finalidade de reduzir a quantidade de inflamação e sensibilidade das vias respiratórias. Isso ajuda a impedir a ocorrência de sintomas de asma.
Dependendo dos sintomas, podem ser prescritos outros tratamentos mais diferenciados, como Imunoterapia (Vacinas) ou medicamentos biológicos terapias complementares, como exercícios de respiração, para ajudar a aprender a respirar melhor com asma e aumentar a capacidade pulmonar.
Apesar das terapêuticas farmacológicas instituídas, ainda há uma grande parte dos doentes que não adere totalmente aos tratamentos, o que leva a que continuem com a asma não controlada.

Caso tenha algum dos sintomas acima apresentados, não hesite em procurar um dos nossos profissionais.

Dra. Teresa Almeida
Pneumologista
Casa de Saúde Santa Filomena | Coimbra

scrollTop