A importância da audição: cuidar hoje para ouvir amanhã

21 de Mar de 2025

Desde 2015, que se celebra, a cada 3 de março, o Dia Mundial da Audição, com o apoio da Organização Mundial da Saúde, uma data dedicada à sensibilização para a importância da audição e dos cuidados com os ouvidos, como parte essencial da saúde global e do bem-estar humano.

O objetivo é promover a compreensão da saúde auditiva entre diferentes faixas etárias, abrangendo desde bebés, crianças em idade pré-escolar e escolar, adolescentes, jovens adultos, adultos e idosos.

Se considerarmos as perdas auditivas leves e unilaterais, mais de 20% da população adulta mundial terá algum grau de surdez, tornando-se esta, a deficiência sensorial mais comum do ser humano. A Organização Mundial de Saúde prevê que em 2030 mais de 500 milhões de pessoas tenham uma perda auditiva a necessitar de reabilitação. Sabe-se ainda que mais de 1 milhão de jovens estão em risco de lesão auditiva permanente devido à exposição prolongada a sons demasiado altos durante tempo recreativo como por exemplo a jogar videojogos.

Aquilo que iremos ouvir no futuro, depende do cuidado que temos com os nossos ouvidos hoje, já que muitos tipos de perda auditiva podem ser evitados adotando boas práticas de audição.

Para aqueles que vivem com surdez, a identificação precoce do problema e acesso a reabilitação atempada, são essenciais para que atinjam o seu máximo potencial.

O ser humano necessita de comunicar para viver, e a redução da audição afeta o desenvolvimento da linguagem, a cognição, a educação, o emprego e o bem-estar económico e psicossocial do indivíduo.

Em paralelo com a audição, o ouvido, através do sistema vestibular, tem ainda várias implicações no nosso corpo em termos de equilíbrio, perceção e memória espacial, ciclos do sono, resposta emocional, regulação da pressão arterial e até na remodelação musculoesquelética.

Proteja a sua audição hoje e garanta o som e o equilíbrio da vida amanhã.

Drª Ana Margarida Amorim

scrollTop