Dia Mundial da Fisioterapia
O Dia Mundial da Fisioterapia, comemorado a 8 de Setembro, visa alertar para a contribuição crucial da Fisioterapia na reabilitação e promoção da saúde física e mental, para que a pessoa possa ter um papel ativo e participativo no ambiente social e profissional em que se insere.
A Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas afirma categoricamente que “todas as pessoas com deficiência ou incapacidades múltiplas devem ter acesso a cuidados de reabilitação”. A SANFIL MEDICINA reúne, nos seus hospitais, equipas de reabilitação com Médicos Fisiatras, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala que, de forma multidisciplinar, trabalham com esse objetivo em mente.
A Medicina Física e de Reabilitação destaca-se pela visão do utente como um todo, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida do indivíduo com patologia médica incapacitante, ou outras doenças que necessitem de alívio ou resolução. Pretende manter, aumentar e, se possível, restaurar na totalidade as capacidades físicas e autonomia dos doentes.
A Fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objeto de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade do órgão, sistema ou função.
No ano de 2023 destaca-se o papel da Fisioterapia na prevenção da artrite, como por exemplo a artrite reumatóide e a espondilartrite axial. Estas patologias são vulgarmente acompanhadas de quadros de dor, rigidez, limitação da mobilidade da coluna, expansão do tórax, sacroilíacas...
A reabilitação nestas patologias tem como objetivos gerais:
- O alívio da dor e da rigidez articular;
- A manutenção/ganho de mobilidade, força muscular e estabilidade articular;
- A prevenção de deformidades e a reeducação de posturas;
- A maximização do estado funcional;
- A independência em atividades do quotidiano;
- A reintegração sócio-familiar.
O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação das unidades de saúde SANFIL MEDICINA trata doentes em regime de internamento e de ambulatório. Possui cabines de tratamento individuais, um setor de hidroterapia segmentar e um ginásio totalmente equipado.
Desta forma, a reabilitação assume uma perspetiva abrangente, multidimensional e multiprofissional, voltada para a recuperação e bem estar biopsicossocial do indivíduo.
Marisa Violante
Médica Fisiatra
Diretora Técnica do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital São Francisco, | Leiria